top of page

O ENCANTO DAS SETE SAIAS

Nazaré situa-se em Portugal junto ao oceano Atlântico, e como tal possui uma praia fabulosa.

É uma cidade com cerca de 15.158 (2001) habitantes e pode-se dividir em três partes: a praia, o sítio e a pederneira.

Nazaré é uma cidade acolhedora, repleta de turistas e com uma história incrivelmente misteriosa.

Conta a lenda que numa manhã de paz com os mouros, D. Fuas Roupinho, andava à caça, quando viu um veado, e começou a segui-lo. Durante a caçada, o veado, que segundo os mitos da população representava o demónio, dirigiu-se em direcção a uma falésia. De repente, ficou tudo embuçado por um cerrado nevoeiro que se erguia do mar. Quando o cavaleiro se deu conta de estar no topo da falésia, correndo perigo de vida, identificou o local, ao lado da gruta onde se adorava a imagem de nossa Senhora com o Menino e suplicou, num grito de desespero, à Virgem Maria. De imediato e de forma milagrosa o cavalo parou, salvando-se assim o cavaleiro.

Realidade ou não, este mito que narra a população atrai turistas de várias nacionalidades.

Outra particularidade da cidade é o vestuário feminino que continua a manter a tradição das sete saias, segundo o povo as sete saias representam as sete virtudes; os sete dias da semana; as sete cores do arco-íris e as sete ondas do mar.

Desde a Casa Museu do Pescador; o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré; o Monumento à Mulher da Nazaré; o Monumento de Homenagem aos Náufragos; a Capela de Santo António; a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos; a Ermida da Memória; a Ermida de Nossa Senhora dos Anjos; a Igreja da Misericórdia da Nazaré; o Farol da Nazaré; o Monte de São Brás; o Miradouro do Suberco; e claro a praia, são muitos os locais a visitar.

Hoje em dia Nazaré é também conhecida pelas suas incríveis ondas, desde que o Garret McNamara, surfista havaiano, esteve na cidade e apanhou uma onde gigante de 23,77 metros, trouxe Nazaré aos noticiários.

Nazaré é verdadeiramente uma cidade radiante. É possuidora de uma paisagem ímpar, com uma população que segue a tradição. Sem dúvida um bom local para passar férias.


-----

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Nazar%C3%A9,_Portugal

Fotos: Débora Macedo Afonso


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page