"RAÍZES INVISÍVEIS"
"Raízes invisíveis" é uma obra escrita por Manuel Maria Figueira. Manuel Maria Figueira tem 66 anos e nasceu em Fradizela, concelho de Mirandela. Foi Funcionário Público no Instituto da Vinha e do Vinho entre Outubro de 1968 e Agosto de 2003, cumprindo serviço militar entre 1971 e 1974. Começou a escrever regularmente no ano de 2011, vindo a lançar o seu primeiro livro recentemente com a Cultiva Livros.
"Raízes invisíveis" é um livro que reúne poemas que abordam principalmente os sentimentos. É uma viagem pelos momentos da vida do autor, que nos permite conhecer a sua perspectiva acerca daquilo que o rodeia. Em "Raízes invisíveis" podemos conhecer as raízes, como o próprio nome indica, do autor, ou seja, a sua terra natal, todas as tradições e costumes de Trás-os-Montes, mais concretamente da sua aldeia.
"Raízes invisíveis" é também um livro que nos faz reflectir acerca da simplicidade da vida, e nos faz questionar sobre os sentimentos mais comuns: amor, amizade... É um livro onde os afectos estão sistematicamente presentes, tanto por pessoas como por lugares ou coisas.
É uma obra com algumas metáforas, mas palavras simples. É uma leitura agradável!
93
Ser a manhã da flor, molhar os dedos
no orvalho cintilante das promessas,
abrir as pétalas dos nossos segredos,
dar de mim, sem esperar que me peças.
Ser livre, sem ignorar que o meu lugar
está onde o amor, que sinto, me reclama
e que o espaço que eu tenho para voar
tem a extensão do voo de quem me ama.
Por isso aqui estou hoje a desfolhar
o livro de memórias deste chão,
na luz do entardecer do meu olhar,
coada na concha da tua mão...
-----
Imagem: Concebida pelo autor