top of page

À CONVERSA COM ANA RIBEIRO

Escrever é fundamental!
Ana Ribeiro considera-se uma mulher lutadora, persistente e sonhadora. Gosta de ler, ouvir música e viajar (quando é possível). Licenciou-se em análises clínicas mas neste momento está desempregada, dedicando-se à escrita a tempo inteiro. É a criadora e a administradora do blog "Escreviver" e a autora de "Diário de uma vida" publicado pela Editora Mosaico de Palavras e "Um amor inexplicável" publicado pela Capital Books.

Débora: Quando é que ganhou o gosto pela escrita?


Ana: Sempre gostei de escrever desde pequenina, descobri o gosto pela a escrita com diários. Gostava mais de escrever para mim. Foi durante o curso que surgiu a descoberta da poesia que levou a que um amigo meu me incentivasse a compilar os textos em livro. Que só aconteceu dois anos depois.


Débora: Publicar um livro nunca tinha sido algo planeado?


Ana: Não! Nunca na vida. Achava que livros só eram publicados por gente famosa mas hoje verifica-se o contrário.


Débora: Como é que lidou com todo o processo de edição?


Ana: Foi uma experiência muito gira ver algo meu, escrito por mim, a nascer. Acompanhar todo o processo, passar de leitora compulsiva a autora. Gostei imenso!


Débora: No que se influenciou para escrever? Quais são os seus "exemplos"?


Ana: Livros e filmes que vi, músicas que ouvi, experiências pessoais, família e amigos. E claro alguns autores que gosto e leio como o José Luís Peixoto e o Nicholas Sparks.


Débora: Como considera a sua escrita?


Ana: É simples, fruto da pouca experiência, mas tento que seja intensa e envolvente de forma a transmitir a mensagem que pretendo.


Débora: Tendo dois livros já publicados e por diferentes editoras, como foi que aconteceu?


Ana: O primeiro livro resultou dos vários contactos que fiz com várias editoras, a Editora Mosaico de Palavras foi a única que me respondeu. O segundo resultou dos vários textos que público no blogue. Não imaginava que havia uma editora a ler o meu blogue. Em Abril de 2015 fizeram-me uma proposta para editar um texto com eles e eu aceitei de imediato.


Débora: Como é que foi descobrir que havia uma editora interessada em si? Qual é a sensação?


Ana: É muito bom! Significa que o nosso trabalho é apreciado e valorizado, que o esforço, dedicação e empenho valem a pena e que há editoras dispostas a apostar em novos talentos e em novos autores.


Débora: Tendo isto sido possibilitado por causa do seu blog, como é que surgiu a ideia de o construir?


Ana: Já tinha tido uma primeira experiência com um blog mas não atingiu as minhas expectativas. O "Escreviver" nasceu da vontade de mostrar às pessoas os meus textos e dar-lhes a conhecer o meu percurso na escrita.


Débora: E que tipo de textos costuma publicar no seu blog? São parecidos com os seus livros?


Ana: Normalmente coloco excertos do livro que acabei de publicar, de outras histórias que estiver a desenvolver, assim como poemas, e contos.


Débora: Então já está a trabalhar em um novo livro?


Ana: Sim já!


Débora: O que é que podemos saber sobre a sua próxima obra?


Ana: Sim. Vai recuperar duas personagens do meu livro actual: a Ana e o Miguel que passam de personagens secundárias a personagens principais. Vou levar os meus leitores a descobrirem de que forma as diferenças entre as pessoas podem interferir nas relações que estabelecemos uns com os outros.


Débora: Qual é a principal mensagem que pretende passar?


Ana: Essencialmente, devemos aceitar as pessoas tal como elas são. A Ana surge como uma criança vinda de uma família economicamente estável, enquanto o Miguel vive numa aldeia alentejana, isolada e vem de uma família simples, humilde mas pobre. Ambos vão construir uma amizade muito forte independentemente das diferenças que os separam.


Débora: Porque o essencial é o amor, certo? O que é para si amor?


Ana: Sim. O amor é o centro de tudo, é aquilo que mais sentido dá à vida.


Débora: O que diz o seu coração?


Ana: Escrever é algo que quero fazer o resto da vida!


Débora: O que gostaria de dizer para finalizar esta entrevista?


Ana: Acima de tudo espero que gostem do meu trabalho e de conhecerem um pouco mais de mim.


Débora: Obrigada, muito sucesso para si!

-----

Foto: Concebida pela autora


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page