top of page

À CONVERSA COM JOSÉ RODRIGUES

Quando o inesperado acontece!

José Carlos Rodrigues nasceu a 28 de Julho de 1986, gosta de saborear um bom prato típico e apreciar um bom vinho, andar à beira mar e ver filmes. É operador de produção na empresa Lactogal e publicou em Dezembro de 2014 um livro com a Chiado Editora – "Ao encontro dos meus livres pensamentos".

Débora: Quando é que começou a escrever?


José: Comecei a escrever precisamente há um ano. Sabe que muitas vezes levamos a nossa vida normalmente e nem temos noção do valor que possuímos. E para despertar esse valor, algo na nossa vida terá de acontecer. Foi o que aconteceu comigo. Nunca me imaginei a escrever é uma verdade mas após o desaparecimento do meu pai, surgiu esta vontade enorme de escrever. Então assim do nada, muito subitamente comecei a escrever.


Débora: O que é que sente quando escreve?


José: Não escrevo com caneta, mas sim com lágrimas, porque tudo o que escrevo tem sentimento saído do fundo da alma. Meus mentores apoderam-se da minha sensibilidade para que eu deixe escrito todo meu sentimento numa folha de papel.


Débora: Porque é que decidiu que devia expor os seus sentimentos ao mundo? Como é que aconteceu a publicação do livro?


José: Para quê guarda-los se eu posso partilhar com o mundo! Não partilho através da fala mas sim na escrita. Eu já tinha bastante conteúdo preparado mas um dia a minha esposa decidiu dar a conhecer o meu trabalho à Chiado Editora, ou seja, queria me fazer uma surpresa. Então surgiu o que mais queria, o sonho de lançar um livro.


Débora: E, como é que você reagiu à surpresa da sua esposa? Quais foram os sentimentos?


José: Limitei-me simplesmente a abraça-la e dar-lhe um beijo. Um sentimento enorme de alegria, acredite.


Débora: Como é que foi saber que tinha uma editora interessada no seu trabalho?


José: Pela única razão que acham que tudo o que escrevo tem valor... Isso é muito gratificante.


Débora: Como é que decorreu o processo de edição?


José: Muito satisfatório, desde a entrega de conteúdos até ao produto final. Será realizada brevemente a sessão de lançamento do livro.


Débora: Quais foram as expectativas?


José: Sempre de pensamento positivo. Nunca desanimar. Caminhando em pedras de tropeço sobre o silêncio, um dia poderei chegar ao topo da montanha.


Débora: O que é que mais gosta de escrever?


José: Este livro que escrevi é uma antologia de textos baseada em temas de amor, crítica e sabedoria humana.


Débora: Como surgiu a escolha do título?


José: Considero-me um livre pensador, daí o título do livro, livres pensamentos.


Débora: É um livro que pretende "ajudar" os leitores de alguma forma, tendo em conta o motivo que o levou a escreve-lo?


José: Não propriamente. É um livro que pretende que o leitor se identifique com algumas passagens que lá estão. Já tenho recebido bastantes comentários de leitores a dizerem que eu escrevo como se fossem eles a viver a passagem. Isso dá-me um certo prazer. Fico contente claro.


Débora: Então as pessoas identificam-se com o que escreve, qual é a faixa etária mais predominante?


José: Entre os 30 a 50.


Débora: Pretende continuar a escrever?


José: Claro que sim. Já tenho um novo livro preparado para uma próxima edição. Quero ir mais além com um novo tipo de literatura, "um romance". O título fica no segredo dos deuses.


Débora: Entendo, mas pode referir algo alusivo a esse seu novo livro que estará para breve?


José: É do mesmo seguimento do primeiro, "antologia de textos", livres pensamentos.


Débora: O que diz o seu coração?


José: O meu coração não fala, apenas sente palavras pronunciadas por gestos de carência. Essa é a verdadeira essência.


Débora: O que gostaria de dizer para finalizar esta entrevista?


José: Nunca desistam dos vossos sonhos por mais difícil que seja o caminho. O sacrifício é o mentor do sucesso.


Débora: Obrigada, muito sucesso para si!


-----

Foto: Concebida pelo autor


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page