top of page

À CONVERSA COM JOSÉ COSTA

Começou com uma peça de teatro!


José Maria Sousa Costa nasceu a 12 de Março de 1961 e é uma pessoa bem humorada. Gosta de tocar violão e é jornalista e advogado. Publicou o seu primeiro livro em 2013 – "Sermão vermelho", em 2014 "Rua da Beira" e em 2015 "Água com Bacuri", todos com a Editora Arttheatrum.

Débora: Quais são os seus autores preferidos?


José: Meus autores predilectos são: Gonçalves Dias, Machado Assis e Raquel de Queiroz. Gosto dos livros “Dom Casmurro” e “Memorial de Maria Moura” - são autores Brasileiros.


Débora: Quando é que começou a escrever?


José: Escrevo desde os 14 anos de idade. E comecei a escrever por que nesse período fazia teatro amador (no Colégio em que estudava) e iniciei escrevendo uma peça para o teatro.


Débora: Como concilia o seu trabalho com o escrever?


José: O meu trabalho não me atrapalha em escrever, por que desde mocinho aprendi a fazer a minha agenda, de vida, e assim concilio as duas coisas.


Débora: Como decorreu o processo de edição do primeiro livro?


José: Eu tenho um blog (www.josemariacosta.com) disponibilizado em todas as redes sociais, e um dia uma editora me procurou. Negociamos e assim foi editado o meu primeiro livro. O meu sentimento, sempre é o do dever cumprido. Desenho etapas na minha vida, e vou buscando-as.


Débora: E, como surgiram os outros livros?


José: A mesma editora que me procurou para a publicação do primeiro livro, fechei com ela contrato para a publicação dos demais.


Débora: Qual a sensação de ter pela primeira vez nas suas mãos um livro da sua autoria?


José: É a mesma sensação de ter nascido um filho vosso. Desejo realizado, alegrias e contentamentos.


Débora: O que mais gosta nos seus livros?


José: O humor dos personagens, são por esses personagens que escrevo, aquilo que gostaria de dizer na vida real para as pessoas.


Débora: Como procedeu à escolha dos títulos?


José: Eu escolho os títulos dos meus livros embasado no enredo que escrevo.


Débora: O que diz o seu coração?


José: O meu coração diz que as pessoas nasceram para estudar, trabalhar e cada um cuidar da sua vida e deixar de lado a vida do vizinho.


Débora: O que gostaria de dizer para finalizar esta entrevista?


José: Que cada um cuide da sua vida particular, que trabalhe, que estude, que escreva, que respeite o outro principalmente as opiniões, que as pessoas nascem e morrem, estão na terra de passagem e por isso só, deve fazer do viver um prazer.


Débora: Obrigada, muito sucesso para si!


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page