top of page

À CONVERSA COM REGINA COELHO

A escrita das lágrimas!

Regina Coelho é professora de Matemática e considera-se uma pessoa sensível, determinada e persistente. Gosta de escrever e por isso publicou o seu primeiro livro em Outubro de 2014 com a Chiado Editora – “Visões de um olhar”.

Débora: Quando é que começou a escrever?


Regina: Sempre tive algum jeito para a escrita no que concerne, à parte burocrática da minha vida profissional. Há aproximadamente 3 anos, comecei a escrever pensamentos da minha autoria, na minha página de Facebook. A partir desse momento, comecei a escrever poesia. E, o feedback era positivo, embora comentassem que se tratava de uma poesia sempre abraçada à tristeza, ao sofrimento. Depois, decidi abrir uma página intitulada “Despertares”, apenas com a minha poesia.


Débora: O que é que mais gosta quando escreve?


Regina: Gosto da escrita pelo facto, de ser a minha maior cúmplice. Através da qual, desabafo e deixa-me sempre, com um sentimento de relaxamento.


Débora: E, quando é que decidiu publicar um livro?


Regina: Um dia, quando deambulava pelo Facebook, vi que a Chiado Editora procurava pessoas que pretendessem editar livros. Decidi mandar o link da minha página. Passados poucos dias tive uma resposta positiva. Então, decidi aproveitar essa oportunidade. Após os diversos trâmites, foi apresentado no dia 14 de Outubro de 2014 o meu primeiro livro de poesia “Visões de um olhar”. Tendo apenas, em toda a sua elaboração o meu cunho pessoal.


Débora: Como é que surgiu o título?


Regina: A designação do título do livro “Visões de um olhar” foi da minha autoria e surgiu casualmente. Deve-se ao facto da poesia nele representada encerrar vários sentimentos do meu “eu”. Tendo também, seleccionado para constar na capa do livro, os meus olhos.


Débora: Como decorreu o processo de edição?


Regina: O processo de edição do meu livro foi rápido, e com grande eficiência por parte da editora. O mesmo, não posso afirmar em relação à sua divulgação!


Débora: O que acha que a editora deveria fazer para divulgar melhor o seu livro?


Regina: Bem, a publicação do meu livro coincidiu com um período da minha vida muito conturbado, a nível pessoal. Tive um divórcio e comecei a ser cuidadora, em parceria com a minha irmã, da minha mãe com a doença de Alzheimer. Fiquei por esse facto, com menos tempo disponível para tomar a iniciativa na divulgação do meu livro. Em relação à editora, deveria convidar os seus autores para apresentações dos seus livros em diversas feiras do livro, e darem imparcialmente, visibilidade nesses mesmos locais, a todos os livros.


Débora: O que mais gosta no seu livro?


Regina: Gosto de tudo o que está escrito no meu livro. Porque foi escrito com as palavras choradas da minha alma, com poesia vivida e sofrida.


Débora: Então, se pudesse, não mudava nada?


Regina: Nada mudava nada no meu livro. Quando é o primeiro “filho”, apenas desejamos vê-lo cá fora.


Débora: Qual é que foi a recepção do público?


Regina: Quanto ao feedback das pessoas das minhas relações foi bastante positivo. Mostraram muito agrado pela minha escrita, dando-me incentivo para continuar. Ficando também, lisonjeados por esta minha faceta literária. A minha resposta é dar continuação a este caminho literário.


Débora: O que diz o seu coração?


Regina: O meu coração mostra primordialmente gratidão a “alguém”, que me dotou para poder levar as minhas mensagens a outras pessoas. E por isso, estou grata por esta vocação natural!


Débora: O que gostaria de dizer para finalizar esta entrevista?


Regina: Proponho a todas as pessoas que desabafem com a escrita, mesmo que achem que não têm qualquer jeito. Ficarão sem dúvida mais leves, e a vida correrá melhor. Quantas mas quantas palavras, escritas neste livro ficaram encharcadas pelas minhas lágrimas!


Débora: Obrigada, muito sucesso para si!


-----

Foto: Concebida pela autora


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page