top of page

À CONVERSA COM SUSANA ESTEVES NUNES

A escrita da simplicidade!


Susana Esteves Nunes nasceu a 4 de Agosto de 1976 e descreve-se em duas palavras: amizade e gratidão. Gosta de ir ao cinema, estar com a família e amigos, e adora ler e escrever. É escritora a tempo inteiro e já publicou dois livros: “A força do destino” e “Caminho traído” com a Chiado Editora.

Débora: Qual é o livro que mais a marcou até hoje?


Susana: Quando me colocam essa questão nunca respondo objectivamente, pois não gosto de referi apenas um livro. Gostei de muitos dos livros que já li, todos me marcaram de uma forma ou de outra... Todos me acrescentaram alguma coisa. No contemporâneo posso fazer referência ao livro “As palavras que nunca te direi” de Nicholas Sparks e a todos os livros que já li de Lesley Pearse.


Débora: Quando é que percebeu que também a Susana poderia publicar um livro?


Susana: Bem, para ser franca, embora sempre tenha gostado de escrever, nunca pensei que um dia pudesse editar um livro. No entanto, a vida encarregou-se de me colocar no caminho essa possibilidade. Foi numa altura em que o meu trabalho corria menos bem, (e o tempo começou a sobrar), que decidi dedicar-me ao que tanto gosto... Escrever. Confesso que mesmo depois do meu primeiro livro estar concluído, pensei em não editar, pois estava consciente de que ainda tinha um longo percurso pela frente, mas ainda assim decidi avançar.


Débora: No decorrer dessa indecisão o que a fez mudar de ideias? Quais foram os motivos que a fizeram avançar com a publicação do livro?


Susana: Não havia muito que pensar, gostava de escrever e pretendia continuar... Era uma coisa que me fazia realmente bem, e quando assim é, temos de acreditar. As inseguranças eram uma consequência, o medo de não lidar bem com as críticas assombrava-me, e fazia com que me questionasse sobre uma possível edição. No fim prevaleceu a vontade de continuar, prevaleceu a vontade de escrever para sempre e de me dedicar a cem por cento à escrita.


Débora: E, qual foi a recepção pelo público? Consegui superar a sua insegurança?


Susana: A recepção foi muito boa. Embora o livro tenha os seus defeitos, porque é inegável que os tem, foi muito bem recebido pela maioria, e chegou a uma segunda edição poucos meses depois do lançamento. Quanto à insegurança, essa, nunca a irei perder.


Débora: Já alguma vez se deparou com alguém a ler o seu livro, por exemplo numa livraria, na praia, num transporte público, no café (...)? Como é que reagiu? Essa pessoa reconheceu-a? Como foi esse momento?


Susana: Sim. Já vi uma vez uma pessoa a ler numa livraria, penso que depois o comprou. Vi também numa viagem de avião, alguém lia o meu segundo livro "Caminho Traído", reagi lindamente, pois escrevo para as pessoas, e não há nada melhor do que saber que as pessoas me lêem. Respondendo à sua questão, nenhuma das duas me reconheceu.


Débora: Como descreve a sua escrita?


Susana: Costumam dizer que a minha escrita é muito acessível e simples. Concordo.


Débora: Porquê “Caminho traído”? Como surgiu este título?


Susana: Normalmente tenho muita dificuldade nos títulos. “Caminho traído” tem tudo que ver com a história da personagem principal: Amélia. Por essa razão, um dia, sem nada o prever, surgiu-me este título.


Débora: Mudava alguma coisa neste seu último livro? Se sim, o quê?


Susana: Sem dúvida que sim. Não só no último... No primeiro também. Mais enredo e mais complexidade, talvez.


Débora: Resumidamente o que é que acrescentava?


Susana: Dava mais vida a cada um dos personagens, mais histórias, mais vida. No meu primeiro livro “A força do destino” tudo se passa muito rápido. No segundo livro essa situação está mais ultrapassa, ainda assim reconheço que ainda tenho muito a melhorar.


Débora: E, porque é que acha que está tudo assim meio rápido?


Susana: Foi a inexperiência que prevaleceu. Uma vez disseram-me que só se aprendia a escrever, escrevendo. E eu espero a cada livro escrito cometer cada vez menos erros.


Débora: Tem novidades para breve? Outro livro?


Susana: A médio prazo. Sim, estou a escrever o terceiro livro. Espero que a sua edição se realize no próximo ano.


Débora: Do que se trata este terceiro livro?


Susana: Vai ser mais um romance. No entanto, bastante diferente da linhagem dos romances anteriores. Não posso adiantar muito mais.


Débora: O que diz o seu coração?


Susana: Diz que sou feliz nesta condição... Diz que me devia ter dedicado à escrita há mais tempo... Pois é nesta condição que me sinto feliz (mesmo estando consciente de que tenho ainda um longo percurso a caminhar).


Débora: O que gostaria de dizer para finalizar esta entrevista?


Susana: Gostaria de dizer a quem já leu os meus livros (e gostou) que continuem a ler-me e continuem a seguir-me, através dos meus textos e novos projectos literários. Aos que nunca leram os meus livros, gostaria de dizer para lerem um dos meus romances ou seguirem os meus textos, (através da minha página de Facebook ou no meu blog) e posteriormente deixarem a vossa opinião, pois as críticas são sempre importantes, tanto as positivas como negativas. E aos que leram e não gostaram, gostaria que dessem o benefício da dúvida e gostaria de dizer para continuarem a ler-me, tenho a certeza de que melhorando, talvez ainda possam vir a gostar da minha escrita.


Débora: Obrigada, muito sucesso para si!


-----

Foto: Concebida pela autora


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page