top of page

À CONVERSA COM TAIS CORTEZ

Para todos os gostos!

Tais Cortez Ferreira nasceu a 19 de Novembro de 1988 e considera-se uma pessoa cristã e dedicada. Gosta de ver filmes, jantar fora, viajar, ler e escrever. É gerente de contas e já publicou três livros: “Golfinhos e Tubarões” com a Chiado Editora em Julho de 2013, “O último homem do mundo” com a Editora Ler em Novembro de 2014 e “Acima de Nós” com a Editora Ágape em Novembro de 2015.

Débora: Qual é o seu escritor de eleição?


Tais: Não tenho um só. Sou fã da J. K. Rowling, Pedro Bandeira, Stephanie Meyer e Nicholas Sparks.


Débora: Quando é que começou a escrever?


Tais: Comecei a escrever desde criança, porque gostava de criar histórias. Lembro-me que na quarta classe comecei a escrever a minha primeira história nas folhas do meu caderno, e dava para as minhas amigas lerem.


Débora: E, o que é que elas lhe diziam? Sobre o que é que eram essas histórias?


Tais: Elas adoravam e pediam para ler mais, o que só me deixava ainda mais animada para continuar. Eu não me lembro muito bem, mas era do gênero fantasia com romance. A protagonista descobria que tinha poderes. Se não me engano ela era uma bruxa. Até hoje tenho as páginas guardadas. Preciso dar uma olhada qualquer dia!


Débora: Isso foi um grande incentivo, certo? Quando é que decidiu publicar um livro?


Tais: Sim, com certeza. Eu escrevi meu primeiro livro completo quando tinha quinze anos, mas não gostei do resultado final e decidi não publicá-lo. Foi só quando terminei de escrever “Golfinhos e Tubarões” que decidi que o publicaria. Escrevi GET com a intenção de ser o meu livro perfeito, com tudo o que amo desde criança, e gostei muito do resultado final, por isso resolvi compartilhar com os outros.


Débora: Como reagiram as pessoas mais próximas de si, ao saberem que iria publicar um livro?


Tais: Eu me senti muito feliz por saber que outras pessoas conheceriam e se encantariam por algo que eu criei, e ansiosa para saber o que elas achariam do livro. Minha família e meu marido, que na época era meu namorado, me apoiaram e ficaram animados e orgulhosos.


Débora: Como decorreu o processo de edição?


Tais: Primeiro consegui os direitos autorais e, assim que recebi o comprovante, comecei a enviar o original para algumas editoras. Não é difícil conseguir alguma que aceite publica-lo. O difícil é conseguir uma boa editora, que realmente faça uma distribuição e divulgação adequada.


Débora: Qual é para si a maior dificuldade?


Tais: A maior dificuldade é fazer com que os livros realmente estejam expostos nas grandes livrarias, pois isso depende de uma ótima distribuição, do relacionamento da editora com as livrarias, da divulgação do livro e dos pedidos feitos pelos clientes.


Débora: O que é que mais gosta quando escreve?


Tais: O que mais gosto quando escrevo é sentir como se tivesse vivendo aquela história. É como se eu estivesse na pele dos personagens, e o que escrevo se torna tão real que é como um filme maravilhoso rodando na minha mente.


Débora: Como descreve a sua escrita?


Tais: Descrevo minha escrita como leve, fluída, objectiva e de fácil compreensão. Meu público alvo é juvenil, então acho que se encaixa muito bem!


Débora: No que se inspira?


Tais: Minhas grandes inspirações são filmes e livros que vi e li. “Golfinhos e Tubarões” é do gênero fantasia com romance. Quem gosta de “X-Men”, “Harry Potter” e “Crepúsculo”, vai adorar. “O último homem do mundo” é uma comédia romântica bem leve e divertida. Quem curte aqueles filmes americanos que se passam no colegial, tem tudo para adorar. Já “Acima de Nós” é um romance cristão maravilhoso que combinou uma linda história de amor com a mensagem do amor de Deus.


Débora: Sendo histórias um pouco diferentes, com qual se identifica mais e porquê?


Tais: Acho que todas as histórias que escrevi têm um pouco de mim nelas, seja nos protagonistas, seja na mensagem e nos valores que procuro transmitir. Se tivesse que escolher um entre os três livro, diria “Acima de Nós”, pois Deus é uma parte central da minha vida, assim como na vida da protagonista desta história.


Débora: O que diz o seu coração?


Tais: Meu coração diz obrigada a todos os leitores que têm se encantado com meus livros!


Débora: O que gostaria de dizer para finalizar esta entrevista?


Tais: Gostaria de agradecer a quem leu esta entrevista e convidá-los a conhecer algum dos meus livros. Para quem gosta de fantasia com romance, “Golfinhos e Tubarões” é uma óptima pedida. Se prefere uma comédia romântica juvenil, recomendo “O último homem do mundo”, que tornará seus dias leves e divertidos. Porém, se procura um romance que fará seu coração se emocionar profundamente, a ponto de derramar algumas lágrimas, sugiro “Acima de Nós”.


Débora: Obrigada, muito sucesso para si!


-----

Foto: Concebida pela autora


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page