top of page

À CONVERSA COM VERA SILVA

Escrever para as crianças!

Vera Silva nasceu a 6 de Março de 1974, é médica pediatra e considera-se uma pessoa prática e dedicada. Gosta de passear e ler. Pratica meditação e ensina crianças jovens a técnica da meditação. Colabora regularmente com a Revista Saúde Actual em artigos de cariz pediátrico, e já publicou três livros: “O menino-anjo” em Julho de 2013 com Edições Vieira da Silva, “O menino-anjo no regresso a casa” em Dezembro de 2013 com Editora Cloudy Morning e “O ego mente ao espírito” em Novembro de 2014 com Editora Cloudy Morning.

Débora: Quando é que ganhou o gosto pela escrita?


Vera: Sempre contei muitas histórias aos meus filhos e o meu primeiro livro surge nessa sequência. Ao contar uma história sobre a ausência a crianças e estas terem gostado e percebido levou-me à publicação. O objectivo inicial foi simples: ajudar famílias e crianças quando estas levantam questões de difícil gestão sobre a ausência. Depois do primeiro livro, foram os adultos que me pediram para desenvolver mais o tema da ausência e dar resposta a algumas questões comuns a todos. A partir daí comecei a escrever sobre temas que, até agora, considero que são para “crianças de todas as idades”.


Débora: Ausência? Como descreve a ausência? O que é a ausência?


Vera: Utilizei a palavra ausência pois os dois primeiros livros são sobre a morte. Mas ausência pode ser aquilo que os nossos olhos não vêem.


Débora: E, porquê falar sobre a morte? Qual o motivo que a levou a querer abordar este tema? Está relacionado, de certa forma, com a sua profissão?


Vera: O que me levou a querer abordar este tema foi o facto de ter vários pais em consulta a solicitarem-me ajuda para poderem explicar aos filhos o tema da morte. Porque os miúdos levantam estas questões de forma muito assertiva.


Débora: Quando é que foi que realmente se apercebeu que podia fazer um livro e explicar a morte/ausência? Como aconteceu?


Vera: Fui-me apercebendo ao longo do tempo nas diversas questões colocadas pelos pais.


Débora: Como decorreu o processo de edição do seu primeiro livro?


Vera: Foi muito rápido, obviamente com todo o processo que é exigido às publicações.


Débora: O que mais gostou durante o processo de edição?


Vera: Ver a concretização do texto com as ilustrações e claro, o livro finalizado.


Débora: E, como é que surgem depois os outros dois livros? Sentiu que tinha ficado algo por dizer?


Vera: Fica sempre algo por dizer, mas como lhe tinha dito o segundo livro foi a partir de questões que os próprios adultos colocaram. O terceiro livro já foi sobretudo o gosto pela escrita que o fez nascer.


Débora: O que diz o seu coração?


Vera: O meu coração tem muito para dizer, mas numa palavra amor.


Débora: O que gostaria de dizer para finalizar esta entrevista?


Vera: Os livros que escrevo são para crianças, mas a mensagem neles contida é para Todos. Tem sido com base no que aprendo com as crianças que escrevo, e como costumo dizer: sou apenas aprendiz perante estes pequenos Grandes Mestres.


Débora: Obrigada, muito sucesso para si!

-----

Foto: Concebida pela autora


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page